Blog

5 passos para reduzir os custos de uma imobiliária e otimizar o financeiro

5 passos para reduzir os custos de uma imobiliária e otimizar o financeiro

Abrir uma imobiliária é uma alternativa para os Corretores de Imóveis que desejam empreender. Com o próprio negócio, é possível montar uma carteira de clientes maior e liderar uma equipe de vendedores capacitados.  

Mas para ter sucesso com um empreendimento no mercado imobiliário, é importante saber como reduzir os custos da imobiliária e otimizar os seus ganhos financeiros.  

Quer saber como gerenciar melhor as finanças da sua imobiliária? Então, veja 5 passos de como reduzir os custos e melhorar as finanças do seu negócio. 

1. Separe as suas contas pessoais das empresariais 

Separe as contas da Pessoa Física e Jurídica. Isso é essencial para a redução dos custos da sua imobiliária, mesmo que a empresa seja sua única fonte de renda.  

Organize as despesas e estipule um salário para você ou um teto de gastos pessoais. Dessa forma, será mais fácil controlar as contas e manter o equilíbrio financeiro da imobiliária.  

Fique de olho, porque essa é considerada a ‘regra de ouro’ para o sucesso de qualquer empreendimento. 

2. Monte um plano de contas 

O plano de contas é um documento que apresenta uma lista de todas as contas existentes na imobiliária. Ele também reúne todos os eventos e as movimentações financeiras feitas durante o período de atividade da empresa. 

Por reunir tantas informações, o documento servirá de base para tomadas de decisão e elaboração de outros demonstrativos contábeis, como: 

  • Balanço Patrimonial; 

  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa; 

  • Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). 

Ter um plano bem estruturado e atualizado vai contribuir para a melhoria da gestão do seu negócio. 

3. Reduza o consumo de materiais de escritório 

O consumo exagerado de materiais de escritório é um dos principais gargalos financeiros das imobiliárias. Por isso, os cortes no orçamento para a compra desses itens são comuns quando se trata de diminuir gastos da empresa. 

Para diminuir o impacto dessa medida na equipe da imobiliária, o Corretor de Imovéis pode incentivar a reutilização de papeis como rascunho e utilizar meios eletrônicos para reduzir o acúmulo de documentos e a geração de lixo. 

4. Faça controle de despesas e planejamento mensal 

O planejamento das despesas fixas e o controle de eventuais imprevistos são medidas que ajudam na redução de custos da imobiliária. Por isso, devem fazer parte da rotina dos Corretores imobiliários. 

Para tanto, é possível utilizar ferramentas que ajudam a visualizar a movimentação de caixa e entender quais são os principais gastos. A planilha de gastos, por exemplo, permite que os Corretores listem o faturamento e as despesas do negócio. 

5. Faça o Demonstrativo de Resultados do Exercício 

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é algo essencial para a redução de custos de uma imobiliária. Isso porque ele permite que o Corretor imobiliário tenha uma visão real e consolidada da situação financeira da empresa. 

Essa ferramenta também favorece o acompanhamento das oscilações mensais e o acumulado durante o ano. O DRE pode ser elaborado por meio do próprio sistema ou pela planilha de Excel. 

Enfim, reduzir custos de uma imobiliária envolve diversos desafios que fazem parte da rotina de um empreendimento. Então, os corretores precisam estar atentos a algumas estratégias para otimizar o financeiro do negócio e evitar prejuízos. 

Esperamos que tenha gostado das dicas. Antes de ir embora, confira também os motivos que fazer do Corretor de Imóveis a profissão do momento

GRUPO IDC

Cursos - Escola Democrata
Cursos - Instituto do Corretor
Cursos - Escola Republica