Blog
O que é, como funciona e qual a importância do Home Staging

O que é, como funciona e qual a importância do Home Staging

Você já ouviu falar do home staging? Com o sucesso na América do Norte e em alguns países da Europa, o termo ainda é novidade no Brasil e está se expandindo aos poucos, prometendo revolucionar e elevar as vendas e aluguéis de imóveis no território nacional.

 

O que é e como funciona o Home Staging?

A livre tradução do termo home staging é algo como “arrumar a casa” ou “preparar a casa”. Portanto, home staging não é nada mais do que organizar algum ambiente para atrair possíveis compradores.

 

De forma mais específica, fazer o home staging, é saber utilizar técnicas e experiências adquiridas com o ramo da corretagem, para deixar um ambiente mais atraente e chamativo. A primeira impressão é sempre a que fica, então, saber organizar melhor um cômodo como um quarto ou cozinha, por exemplo, dará mais valor para a ambientação registrada na fotografia, além de possibilitar ao comprador visualizar um ambiente com um ar menos poluído e mais próximo ao que ele procura.

 

A aplicação desta técnica já está transformando o ramo imobiliário no mundo inteiro e chega como novidade em nosso país. Mas afinal, como é possível fazer o home staging na prática?

 

Como aplicar a técnica

O fato de mudar alguns detalhes no ambiente parece bobo e não muito importante, mas, na prática, são os pequenos fatores que fazem o resultado acontecer de forma mais rápida e eficaz. Principalmente se o corretor de imóveis tem a consciência do possível público que pode se encantar com o espaço.

 

Escolher o ângulo certo e a melhor iluminação possível para fazer o registro fotográfico pode fazer toda a diferença, visto que estes dois fatores podem mudar muito a primeira impressão de quem visualiza os registros visuais de determinados cômodos. Além de valorizar o espaço, questões como fotografias com janelas abertas ou fechadas, sendo no período diurno ou noturno, são aspectos para os quais se deve estar atento.

 

Outra característica para a aplicação do home staging é deixar o ambiente o mais clean possível, isto é, o menos poluído que você conseguir. Mas o que seria um ambiente poluído? Muitos objetos espalhados por balcões, mesas, armários e afins. Não só objetos pequenos entram nesta categoria, mas também os móveis que podem ser desnecessários para uma apresentação do cômodo para quem deseja adquiri-lo.


De extrema importância, porém esquecida por muitos, a higienização também deve ser relembrada nas técnicas de home staging. Interligada diretamente com o quesito anterior, a questão de evitar bagunças e muitos móveis em um único ambiente, também deve ser reforçada aqui. Pequenas manchas em paredes ou assoalhos podem não passar despercebidos em fotos, assim como tecidos amarelados em tapetes, cortinas, edredons e demais elementos que possam estar presentes nas apresentações do imóvel.

GRUPO
Faculdade BRASILIANA
Instituto do Conhecimento
Cursos - Instituto do Corretor
Cursos - Escola Democrata
Cursos - Escola Republica