Blog
Evento dos 21 anos do IDC e Faculdade Bemtevi traz conteúdo de qualidade

Evento dos 21 anos do IDC e Faculdade Bemtevi traz conteúdo de qualidade

Além da comemoração e integração do público presente, o evento do último dia 09 gerou um conteúdo riquíssimo para os presentes

Além de momentos como o compartilhamento da história do empreendedor Ademar Meirelles, da formação dos novos corretores e do reconhecimento a empresas do segmento imobiliário de nosso estado, o evento em comemoração aos 21 anos do IDC e lançamento da Faculdade Bemtevi gerou muitos insights para os presentes. Além desses momentos, o público presente também teve acesso a edição especial de aniversário da Revista Instituto do Corretor, que trouxe matérias com players de sucesso do mercado.

21-anos-instituto-do-corretor

faculdade-bemtevi

revista-instituto-do-corretor-idc

Aqui, trouxemos um resumo das exposições feitas por Gaspar Collet Pereira, coordenador do curso de Processos Gerenciais da Faculdade Bemtevi, um resumo da palestra de Henrique Otte e a fala do Senador Jorginho Mello sobre o Pronampe. Vamos conferir?

Gaspar Collet Pereira

O professor Gaspar Collet Pereira, coordenador do curso de Processos Gerenciais da Faculdade Bemtevi, apresentou aos presentes a ideia do curso. Ele conta que a formação é ampla e foi pensada para quem deseja empreender ou gerenciar empresas de qualquer porte.

professor-gaspar-collet-pereira-faculdade-bemtevi

"O curso de Processos Gerenciais tem uma pegada de Inovação, de se trazer algo novo para o mercado", destacou, complementando que a ideia foi desenhar o processo de tras pra frente. "Fomos ao mercado, visitamos empresas e vimos que 3 pilares a formam: a gestão, a comunicação e a atividade fim", relembrou. Collet também destacou que as empresas necessitam de 3 tipos de recursos: humano, financeiro e material.

Quando o projeto pedagógico do curso foi montado, Collet conta que foram levados em consideração todos esses pilares e ainda tiveram a preocupação de conectar a academia com o mercado. "Essa conexão acontece com o projeto integrador, onde o aluno vai para a sala de aula e tem a oportunidade de usar a teoria no seu mercado, seja através da criação de uma nova empresa, reorganizando a empresa onde está com o empreendimento interno ou, ainda, trazendo a implementação de uma nova frente dentro da empresa, não usada até o momento", destaca. 

Essa visão geral do negócio que o curso facilita, além de um corpo docente bem preparado, fez com que a Universidade Bemtevi conseguisse a nota 4 de 5 do Ministério da Educação, o que é um grande feito.O curso é feito praticamente todo EaD, somente com provas presenciais na sede.

Saiba mais e inscreva-se aqui: www.faculdadebemtevi.edu.br

Henrique Otte

Henrique Otte, especialista em Inovação, trouxe ao evento uma palestra sobre o tema. Ele, que aceitou o desafio e será um dos professores da Faculdade Bemtevi, trouxe aos presentes 3 pontos que giraram em cima da Inovação: O que, Por que e Como.

henrique-otte-inteligencia-de-negocio

Com uma ampla experiência de Mercado, Henrique Otte, que já apoiou no desenvolvimento de mais de 80 startups e 20 outros negócios, iniciou falando sobre o conceito de Inovação.

O que?

"Todo mundo fala que Inovação é criatividade, e não é. Ter criatividade é bom, mas inovação é muito mais do que isso."

Por que?

Otte acredita que o conceito de Inovação seja mal compreendido, pois se confunde com criatividade. Ele diz que a Inovação é o que aprendemos quando nascemos e tentamos tudo, sem limites. "Depois o mundo vai nos encaixotando e colocando leis e regras, e o conceito se perde… Mas estamos aqui para inovar, pois acredito que essa é a grande razão de estarmos vivos" diz.

A complexidade da Inovação, no olhar de Henrique Otte, ocorre pois a Inovação acaba não falando com a estrutura das empresas, é um choque entre duas realidades diferentes. "Além disso, só 1 em cada 4 empresas tentam inovar e dessas, apenas 5% obtém resultados", avalia.

Como?

Na visão de Otte, a Inovação é a criatividade com resultado. Mas qual a necessidade em se inovar? O especialista diz que há alguns anos a média de tempo de duração de uma empresa era de 40-50 anos. Hoje, o ciclo de vida está entre 4-6 anos. Os ciclos de mudança ocorrem muito mais rapidamente e a inovação vai ajudar pessoas de sucesso a darem passos para o futuro e superar movimentos de mercado. 

Para isso Henrique diz que a força da inovação vem dos funcionários, parceiros (ecossistema, clientes) e da academia (seguido por outras iniciativas mais frágeis). Agora as empresas devem estar focadas na experiência e não na estrutura, por isso o desafio maior está dentro das empresas e não no mercado. "A capacidade de adaptação das empresas às pressões do meio ambiente é o grande resultado da Inovação. Por isso eu repito: não se contente em ser vice no seu mercado. Seja líder em um mercado que ninguém sabia que existia˜, conclui Otte.

Jorginho Mello, senador

O Senador Jorginho Mello, que tem uma ampla história na vida pública, trouxe como tema central o sucesso do PRONAMPE, a Linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte para auxiliar no desenvolvimento e fortalecimento dos negócios nacionais.  

jorginho-mello-senador 

Jorginho Mello contou que o programa surgiu durante a pandemia e está sendo considerado um sucesso, tanto que deixou de ser um programa temporário para se tornar uma política pública.

"O PRONAMPE é a linha de crédito mais barata que existe em todos os bancos. Já emprestaram 62 bilhões de reais no brasil e salvamos mais de 10 milhões de empregos. Só em Santa Catarina, foram 4,5 bilhões de reais emprestados para 65 mil empresas, com uma estimativa de 150 mil empregos salvos", enfatizou o senador. 

Jorginho Mello contou ainda que em sua vida como Senador já possui 16 leis criadas. Sobre o sucesso do PRONAMPE, ele destaca que a importância gira em torno de que as micro e pequenas empresas, que são as beneficiadas pelo programa, são a base da economia brasileira. "Ao todo, 98% das empresas brasileiras são micro e pequenas. Em Santa Catarina, 99%. E mais: 27% do PIB brasileiro tem origem nesses negócios, além de 54% das carteiras assinadas", finalizou o senador. 

ademar-meireles-leonardo-meireles

bemtevi-005

instituto-do-corretor-idc

revista-instituto-do-corretor

GRUPO
Faculdade BRASILIANA
Instituto do Conhecimento
Cursos - Instituto do Corretor
Cursos - Escola Democrata
Cursos - Escola Republica