Blog
Como tirar fotos de imóveis usando o celular: 5 dicas de ouro

Como tirar fotos de imóveis usando o celular: 5 dicas de ouro

O ditado diz que a primeira imagem é a que fica. Por isso, as fotos de um imóvel que um corretor esteja tentando negociar podem ser a diferença entre atrair o interessado para uma visita ou fazê-lo dispensar o imóvel. Esta é a primeira etapa da jornada de compra e responsável por dar o pontapé inicial em uma negociação.

Mesmo sabendo da importância da fotografia para o mercado de imóveis, muitos corretores não se empenham o suficiente. Para ter boas fotos, que valorizem o imóvel, não é necessário um equipamento profissional. Basta um smartphone que produza imagens em alta resolução e seguir essas dicas:

1. Preparar o ambiente

Se o imóvel estiver mobiliado ou com moradores, não o fotografe bagunçado ou desorganizado. Imagine a impressão que isso causa para quem está procurando um local para comprar ou alugar.

Os cômodos devem estar limpos, sem poeira aparente, louça na pia ou roupas acumuladas para lavar. Retire objetos pessoais, como fotos de família ou brinquedos. Fique atento aos detalhes, se as cadeiras da mesa de jantar estão alinhadas ou se a colcha da cama não está amarrotada.

2. Iluminação

A luz é um dos fatores mais importantes para uma fotografia de qualidade. Na hora de tirar a foto é importante que o local esteja bem iluminado. Abra as cortinas, deixe a luz do sol entrar e acenda todas as luzes do imóvel. Mas cuidado! Posicionar-se contra a luz que vem de fora faz com que a imagem fique escura.

Evite tirar fotos à noite, porque a luz artificial demanda mais cuidados. Pela manhã, por exemplo, você consegue uma luz mais pura. Cuidado com sombras muito marcantes.  Se o dia estiver muito nublado, as fotos podem ficar sem vida e com pouca qualidade.

3. Fotos de todos os ângulos

Lógico que é importante tirar fotos de todos os cômodos do imóvel. E é bom experimentar imagens de 2 ou 3 ângulos diferentes de cada ambiente. Tire as fotos na horizontal, pois elas transmitem mais amplitude e estão de acordo com o nosso campo de visão. Tente captar o ambiente todo e, se for necessário, altere a posição dos móveis para que a disposição deles seja favorável à foto.

4. Faça uma sequência lógica de imagens

Imagine que você está fazendo um tour pelo imóvel com um comprador interessado. Esta é a melhor ordem para você organizar as fotos que você tirou. Sempre começando com imagens abertas do ambiente e depois partindo para ângulos mais próximos e detalhes que você julgar importante.

5. Configurações do equipamento

Quando for utilizar seu smartphone para fotografar os ambientes, certifique-se que a opção HDR esteja ativada. Quanto maiores e mais nítidas forem as fotografias, melhor será para a visualização do futuro comprador. Por isso, regule seu celular ou câmera para a resolução máxima.

Alguns cuidados básicos podem melhorar consideravelmente a qualidade das imagens. Limpe a lente antes de tirar as fotos e mantenha o celular firme, se necessário, utilizando um tripé. Também existem programas fáceis de usar para tratar as imagens, como realçar as cores e a nitidez, e garantir imagens que vão encantar os compradores.

GRUPO
Faculdade BRASILIANA
Instituto do Conhecimento
Cursos - Instituto do Corretor
Cursos - Escola Democrata
Cursos - Escola Republica