Blog
Blockchain e o Mercado Imobiliário

Blockchain e o Mercado Imobiliário

A tecnologia blockchain tem a possibilidade de transformar o mercado imobiliário. Ela reduz o risco de fraudes e proporciona uma sensação de segurança para todas as partes. Além disso, permite a eliminação de intermediários, para uma transação direta entre os envolvidos.

O que é blockchain?

A tecnologia blockchain é um mecanismo avançado que permite o compartilhamento transparente de informações. Ela é um tipo de base de dados distribuída que guarda um registro de transações permanente e inviolável.

Blockchain no mercado imobiliário

O uso da tecnologia blockchain no mercado imobiliário permite a realização de transações de propriedade, dispensando a necessidade de intermediários. Além disso, também possibilitou a criação dos tokens imobiliários. Uma nova modalidade de ativos digitais que funcionam como cotas de fundos de investimento imobiliários. Porém, ao invés da estrutura do fundo, tudo é feito por meio de uma plataforma que usa blockchain para fatiar imóveis digitalmente e permitir a negociação de frações das propriedades.

A tokenização de um imóvel beneficia o vendedor, que não terá mais que esperar por um comprador que se interesse pela propriedade inteira para obter algum ganho. Por isso, é possível vender partes de um imóvel, sem a necessidade de vender a propriedade como um todo. Documentos digitais com blockchain garantem não só o armazenamento seguro de dados, mas também a confiabilidade das informações digitalmente verificadas.

Com os smart contracts, ou contratos inteligentes, que são contratos digitais auto executáveis, é possível adquirir uma propriedade sem sair de casa. Por ser auto executável, garante a segurança da execução do acordo. Os custos de transações no mercado imobiliário poderão ser reduzidos, eliminando taxas como comissões, custos de inspeção, impostos, taxas de registro e taxas de empréstimo.

Com a utilização do sistema blockchain, o proprietário de ativos imobiliários pode oferecer ao mercado tokens, participações de sua propriedade. Isso possibilita que pessoas que antes não tinham condições financeiras de investir em um imóvel de determinado valor, possam adquirir uma fração daquele imóvel.

A tecnologia blockchain torna tudo isso possível. Ela ainda está dando os primeiros passos, mas poderá proporcionar maior transparência, agilidade e acessibilidade, abrindo novas possibilidades para investidores, compradores e vendedores.

GRUPO
Faculdade BRASILIANA
Instituto do Conhecimento
Cursos - Instituto do Corretor
Cursos - Escola Democrata
Cursos - Escola Republica