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Quais as 5 principais perguntas que um Corretor de Imóveis deve fazer ao cliente?

08 mar 2021

Causar uma boa primeira impressão pode ser um grande passo para o cliente continuar o relacionamento com você e ficar mais propenso e seguro para fechar negócio no futuro. Por isso, é importante que o primeiro contato com o cliente seja eficiente e eficaz! 

 

Para um bom atendimento, o Corretor de Imóveis deve saber quais são as perguntas certas a se fazer ao cliente e também estar atento ao mercado para conseguir respondê-las.

 

Conhecer bem o mercado imobiliário é o primeiro passo para o Corretor oferecer um bom serviço, afinal, só assim ele poderá atender às verdadeiras necessidades do cliente. Nesse processo, é essencial conhecer as principais perguntas que um corretor de imóveis deve fazer ao cliente que pretende vender, comprar ou alugar um apartamento.

 

Você sabe quais são as principais perguntas que um Corretor de Imóveis deve fazer ao cliente para extrair as suas reais necessidades e traçar seu perfil com precisão? Dá uma olhada:

 

  1. Qual é a dinâmica familiar? 

 

Aqui é a hora de descobrir quantas pessoas vão morar no imóvel, se tem bichos de estimação, onde os filhos estudam e os pais trabalham. Desta forma, você consegue direcionar o cliente para lugares que funcionam melhor para aquela rotina específica. 

 

  1. Qual é a configuração ideal do imóvel?

 

Além das perguntas básicas, como quantos quartos a casa precisa ter, é importante pedir informações mais detalhadas sobre o que o cliente busca. Assim, fica mais fácil de encontrar o imóvel ideal. 

 

  1. Qual é a localização desejada?

 

Aqui, as informações sobre a rotina da família entram novamente em jogo. O Corretor vai precisar pensar nos deslocamentos do cliente no dia a dia e conhecer bem os bairros envolvidos nessa dinâmica para poder apresentar as opções mais viáveis. 

 

Para um atendimento ainda mais personalizado, faça algumas perguntas mais específicas do que apenas os bairros de preferência. Existem ruas dentro do bairro que a pessoa gosta mais? Ela prefere estar perto de padarias, farmácias, da saída para grandes avenidas? Tudo isso conta! 

 

  1. Você está disponível para visitar imóveis?

 

Se o cliente não se revela muito disponível para fazer visitas, isso mostra que ele ainda não está maduro para comprar. Nesse momento é preferível mostrar diversas opções por e-mail, WhatsApp e redes sociais. 

 

  1. Qual valor você está disposto a pagar? À vista ou financiado?

 

Saber das limitações e do potencial de compra também ajuda os Corretores a perceberem se o cliente já está pronto para fechar negócio. Se ele já tem o dinheiro para pagar à vista ou já fez uma simulação de crédito, isso mostra que já está mais preparado para a compra. 

 

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