Blog
Precificação imobiliária: o que conta na avaliação do imóvel?

Precificação imobiliária: o que conta na avaliação do imóvel?

Entenda através deste artigo quais são os pontos fortes de um imóvel e os detalhes que devem ser levados em consideração no momento de fazer uma avaliação.

A oferta de imóveis é imensa, a tecnologia aproximou corretores dos compradores finais. As opções são analisadas na própria internet através de sites, portais e redes sociais. Através de critérios objetivos fica mais fácil atender bem seu cliente que te procura para vender imóveis e aquele que busca comprá-lo.

Construção

O imóvel bem construído e conservado possui mais vantagens em relação àquele em que se necessitam reformas para ser habitado. Os reparos referentes a infiltrações, rachaduras e fundações também devem ser contabilizados, uma vez que podem ser emergentes.

Localização

Item indiscutivelmente número 1, a localização é o motivo central para um comprador fechar a aquisição do imóvel. Você, corretor, deve entender a dinâmica da sua região, os bairros com alto crescimento, àqueles que são voltados para um público C ou B. Além disso há os bairros com mais valorização que outros, os que estão se transformando de residenciais a corporativos. Enfim, todos esses dados influenciam na avaliação do imóvel.

Acabamentos

Ainda presos ao estilo ou década, a manutenção do acabamento conta invariavelmente no momento da precificação imobiliária. Um imóvel com bom e conservado acabamento promove uma boa impressão e conquista o visitante. A mudança de acabamento por um novo proprietário também pode ser bem-vinda, pois o estilo e gosto são critérios pessoais. O importante é que estejam em bom estado para o olhar dos interessados.

Estrutura de condomínios

Quando o imóvel está em um condomínio, a avaliação segue outros critérios. A oferta de itens de área de lazer e comodidades aos moradores contam muito no momento de se precificar o imóvel: quadra poliesportiva, salão de festas, cinema, paisagismo, piscina, portaria 24h e outros fatores podem alterar o preço do imóvel. Até mesmo o estilo da construção: um empreendimento de luxo, com apartamentos maiores ou aqueles mais populares e sem tantas benfeitorias de área comum.

Bem, o mais importante na avaliação imobiliária é a vivência do corretor, aquele olhar certeiro sobre as potencialidades da cidade, o desenvolvimento dela, o conhecimento sobre a valorização de algumas áreas, por conta de migrações, implantação de grandes empresas, benfeitorias públicas como escola, parques, praças e áreas de comércios.

Somente o corretor que possui esse conhecimento de sua cidade ou região pode contribuir para a precificação correta do imóvel, criando agilidade para o fluxo de vendas sem depreciar e desvalorizar o imóvel do cliente.

 

Quer saber mais sobre Avaliação Imobiliária? O IDC está com matrículas abertas para o Curso. Torne-se um Perito Avaliador de Imóveis e aprenda a fazer laudos de Perícia Imobiliária com quem sabe fazer!

GRUPO
Faculdade BRASILIANA
Instituto do Conhecimento
Cursos - Instituto do Corretor
Cursos - Escola Democrata
Cursos - Escola Republica