Governo estuda viabilizar hipoteca reversa para idosos brasileiros
Skip to content

(48) 3211-1914

COMPARTILHA ESSE POST

idosos poderao ter financiamento reverso

Financiamento reverso para idosos poderá entrar em vigor no Brasil

03 Maio 2019

Você já ouviu falar em financiamento imobiliário reverso? Essa nova modalidade, que funciona como uma hipoteca “reversa” está sendo estudada pela equipe econômica da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Basicamente, seria uma medida que funcionaria assim: os idosos que possuem um imóvel, poderiam abrir mão da titularidade do bem em favor de uma determinada instituição financeira, assim, recebendo até o fim da vida uma espécie de salário.

O senador do PSDB de Santa Catarina, Paulo Bauer, apresentou em 2018 no Congresso um projeto semelhante, onde a hipoteca reversa só poderia ser concedida a indivíduos com mais de 60 anos.

De acordo com o governo, essa nova proposta está bem adiantada, mas ainda teria que ser ajustada de acordo com o mercado imobiliário. Por exemplo: não há idade mínima estabelecida ainda para ter o benefício do financiamento reverso. E caberá aos bancos analisar livremente o público de interesse, seja de 55 ou 80 anos.

Para as instituições financeiras, o maior benefício se dará na revenda do imóvel após a morte do proprietário. Até o falecimento do antigo proprietário, por via de regra, os bancos deverão seguir honrando com o pagamento mensal, incorporando o risco relativo à expectativa de falecimento do dono.

Se por acaso o dono do imóvel desista de continuar com o financiamento reverso, o proprietário deverá quitar o valor do contrato com a instituição financeira.

VEJA TAMBÉM: