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Como vender Imóveis com o Facebook

25 set 2018

Que as redes sociais são uma aliada para captar clientes e fazer sua marca você já sabe. Que o Facebook é uma ferramenta essencial na sua estratégia de marketing digital, você também já sabe. Agora, será que você está usando o Facebook da melhor forma no seu marketing imobiliário? Tornar seu negócio atrativo e funcional nesse meio é imprescindível e pode auxiliar você a conquistar clientes e, quem sabe, concretizar vendas.

A maioria das empresas sabe da importância de ter uma página da empresa no Facebook, mas pecam em fazer um planejamento das ações para utilizar esta mídia de forma efetiva.

Só no Brasil são em torno de 130 milhões de usuários ativos por mês, 8 em cada 10 brasileiros que possuem acesso à internet estão no Facebook. Ou seja, se a maior parte da população está ativa nessa rede social, faz sentido dizer que a maior parte das empresas esteja também. E a sua, já aderiu?

Por que anunciar no facebook?
Investimento relativamente baixo com possibilidade de limitar o tipo de público, dia e hora da semana, além de permitir algo muito importante: interação.
Possibilita vários formatos de publicação como divulgar a página, patrocinar os posts, ofertas específicas, fazer enquetes, anúncio de vendas, publicar vídeos ao vivo e webcards, links externos e mais. Integração com outros mídias sociais como Instagram. Completo arsenal de ferramentas de gerenciamento dos indicadores, com relatórios em tempo real de campanha do seu marketing imobiliário.

Talvez você precise de uma ajudinha, então vamos lá! Tudo começa com sua página (não um perfil, mas uma página!). É necessário ter uma página específica para a sua empresa, não pega bem misturar perfil pessoal com vendas. E criar uma página é um processo simples, vamos mostrar aqui um passo a passo inicial para você entender melhor como divulgar no facebook.

1) Nessa nova atualização, a plataforma realocou a opção “Criar” bem pertinho de outras ferramentas que são bastante utilizadas, na barra superior.

2) Ao clicar em Criar, você deverá selecionar a opção “Página”

3) Na sequência, a opção “Começar”, na seção “Negócio ou marca”

4) Dê o nome à ela e defina o ramo no qual seu negócio pertence. Para a área imobiliária existem diversas opções, selecione a que melhor se encaixa com a sua proposta.

Invista em comunicação
Defina uma boa identidade visual para sua imobiliária ou seu perfil de venda e aplique-a também nas redes sociais. É importante que seu cliente se depare com um visual agradável e que deixe claro o posicionamento de seu negócio. A capa da página e as imagens das publicações precisam ser pensadas e trabalhadas estrategicamente.

Como falamos aqui algumas vezes, já existe muito do mesmo. Vale (muito) a pena tornar o seu negócio imobiliário profissional, sério e autêntico. O Facebook estabelece algumas regras básicas para as imagens, procure mais sobre dimensões no Google. Para a foto de perfil, recomendamos que use sua logomarca. A resolução mínima deve ser de 180x180px para que não haja distorções. Foto de capa é a cara da sua empresa. Opte por fotos de boa qualidade que reflitam sua visão, missão e valores. Esta foto pode (e deve) ser alterada de tempos em tempos. Seja criativo! Coloque ofertas, uma foto da campanha de marketing atual ou uma causa que sua imobiliária esteja apoiando.

Descreva a empresa: clicando em “Sobre”, na barra lateral esquerda da página, você terá acesso a várias personalizações de informações sobre a página e sobre a empresa. São informações de contato, como endereço, telefone, email e site e outros detalhes úteis, como descrição da empresa e tópicos relacionados.

Você também deve definir um nome de usuário. Isso irá personalizar a URL da sua página dentro do Facebook, como por exemplo, https://www.facebook.com/imobiliáriasuacasa. Isso é importante para que não só o lead lhe ache com mais facilidade, mas também para que o Google reconheça o seu nome na internet.

Ao longo da página você verá outros elementos, com 3 colunas, uma que é fixa (da esquerda), a coluna do meio onde você publica suas coisas e a coluna da direita onde tem as informações “sobre”, vídeos, eventos e outros. Nas “abas personalizadas”, à direita, tem diversas categorias que você pode escolher para aparecerem ali. Pense em quais informações um visitante no Facebook precisa para tomar sua decisão de compra. A partir disso você já consegue ir montando sua página. Uma dica é olhar a página de outras imobiliárias que sejam referência na sua região (e no mundo) para ter algumas idéias.

O que você deve explorar?
Uma estratégia de marketing bem feita considera o que é mais efetivo para o canal que você está usando. Sendo assim, seu marketing imobiliário deve considerar um plano específico para cada canal. Se você fez um anúncio para o jornal e quer aproveitar o mesmo no facebook, é possível que não seja uma boa estratégia.

Primeiro porque os formatos de anúncios em jornais são diferentes do Facebook. Segundo porque anúncios no Facebook funcionam melhor se forem mais direcionados e objetivos. Diferente do Jornal, onde geralmente se anuncia vários imóveis ao mesmo tempo.

Postagens que aliam texto e imagem têm 53% mais curtidas, 104% mais comentários e 84% mais cliques. Então, dedique tempo para ilustrar bem suas publicações e consiga atrair mais engajamento de seu público. Para isso você pode contratar uma agência publicitária ou um freelancer que trabalhe com direção de arte e/ou social media. Esse profissional criará conteúdo e gerenciará sua página, emitindo relatórios a respeito do desempenho dela e ajudando a otimizar seu trabalho. Uma boa dica é a criação de infográficos com assuntos atuais, eles geram muitos compartilhamentos.

Botões Call-to-action (CTA)
Aparecem abaixo da imagem de capa e têm por objetivo incentivar as pessoas a realizarem ações importantes em sua fan page. Utilize na sua estratégia de marketing: “faça reserva agora”, “ligue agora”, “compre agora”, “assista ao vídeo”, “envie mensagem”, dentre outras. É importante entender que a uma estratégia de divulgação no Facebook possui duas fases. Primeiro, a etapa de definição de conteúdo e personas (público alvo). Segundo, a fase de melhoria de performance.

O Facebook prioriza as atualizações que os usuários irão curtir, comentar, clicar, compartilhar ou passar tempo lendo – o que se chama de engajamento. Isso porque, quanto mais engajador for o conteúdo, mais você voltará ao Facebook – e melhor a rede social poderá alcançar seu objetivo de conectar pessoas.

Seu marketing imobiliário deve levar isso em consideração, e criar postagens que tenham relevância para seu público. Veja algumas dicas:

Usar sempre fotos de alta qualidade
Fazer chamadas criativas e que mostrem o benefício do produto
Gerar links que direcionem ao seu site
Utilizar datas importantes para envolver seu público
Fazer enquetes, sorteios e afins – para sorteios você pode fazer press kits da sua imobiliária
Criar conteúdos que sejam úteis (relacionados ao seu negócio)
Escolha com cuidado os imóveis que você irá anunciar, pois eles devem servir para atrair seguidores e direcionar clientes ao seu site

Conteúdo
As empresas precisam conquistar cada vez mais a atenção de seus públicos de maneira natural. Isto é, quando você oferece um conteúdo de qualidade e pelo qual seu cliente está interessado, há mais chances dele interagir com a sua imobiliária e procurar por você quando decidir realizar uma compra.

Produzir conteúdo próprio é importante e, quando bem feito, garante credibilidade e autoridade no assunto. No entanto, você pode realizar uma boa pesquisa e seleção em sites, blogs e portais que tratem de temas de interesse de seu público, e compartilhar esses materiais em sua página. E para produzir um bom conteúdo: crie personas. Via Facebook essa estratégia está ainda mais fácil de ser feita, visto que as pessoas divulgam inúmeras informações importantes sobre elas nas redes sociais. Monitore não apenas a idade e os dados demográficos do seu cliente, atente para interesses pessoais e preferências que o tornam único para o seu negócio. Para isso, também existem softwares que podem te ajudar, como o Facebook Ads.

Além disso, é bastante válido promover sua página e pagar alguns anúncios para gerar mais engajamento. Sempre responda às dúvidas e comentários e mensagens dos interessados, utilize uma linguagem informal, amigável e convidativa.

Como gerar lista de mailing para trabalhar a prospecção
Fique atento aos clientes que curtiram, comentaram e compartilharam seus posts. Mantenha um contato mais pessoal, peça e-mail e telefone e registre-os para fazer o processo do funil de vendas. Crie newsletters e permita que eles escolham receber ou não.

Entretanto, atenção! Não é legal ser invasivo, ok? Torne a sua empresa uma referência na área imobiliária, fazendo com que os leads cheguem até você de forma quase que espontânea. Chamamos isso de marketing de atração ou inbound marketing, logo falaremos sobre em outro post.

Monitore sua performance
O Facebook tem várias ferramentas e relatórios que mostram a performance da sua página e de cada postagem. Quantos curtiram, quantos compartilharam, etc. Por aí você terá uma ideia do que funciona mais e pode ir ajustando sua estratégia. Você encontra estas informações na aba bem acima da sua página chamada “Publishing Tools” e “insights”.

Uma dessas ferramentas para a ajudá-lo a conciliar o marketing da própria plataforma com o seu negócio é o Gerenciador de Negócios. Através dela você poderá publicar e rastrear anúncios, gerar ativos e, se desejar, adicionar um analista de marketing parceiro para lhe auxiliar.
Basta entrar no site https://business.facebook.com/ e criar uma conta.

Permita que o cliente visualize
De longe, vídeos geram muito engajamento. Invista em vídeos bem produzidos mostrando os imóveis, depoimentos de clientes, animações, explicativos, etc. Você também pode explorar os vídeos ao vivo quando estiver em algum evento ou lançamento importante.
Além de vídeos, outro recurso a ser explorado são os tours 360º, que permite que você mostre de maneira completa uma propriedade. Além disso, as vistas que valorizam um imóvel podem ser ressaltadas e chamar a atenção de seu público. Para utilizá-lo basta que você registre a imagem que deseja disponibilizar a partir do efeito panorâmico, que está presente em smartphones ou a partir de aplicativos específicos que cumprem essa função.

Falar sobre como divulgar no Facebook é um tanto complexo porque existe muita informação e muitos detalhes. Se você der uma boa pesquisada, encontrará guias valiosos sobre o assunto, incluindo sobre os melhores horários (que divergem muito) para suas postagens.

O importante é fazer do seu marketing imobiliário uma convergência de diversas mídias, considerando um boa parte do seu investimento para as mídias sociais. Trabalhar bastante conteúdo, deixar seu site redondo para receber novos visitantes e criar uma relação com seu público.

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