Blog
O que são soft e hard skills?

O que são soft e hard skills?

Em uma entrevista de emprego são avaliados os conhecimentos técnicos, gerais e o que diz respeito aos relacionamentos interpessoais. Tudo é levado em consideração para dizer se um profissional está ou não habilitado para ser contratado. 

 

As soft skills são o conjunto de costumes, práticas e atitudes ligados ao nosso relacionamento com o próximo. Esses atributos pessoais se destacam para além do currículo e fazem uma enorme diferença na hora da contratação. 

 

Já as hard skills são conhecimentos técnicos, mais voltados para uma área específica. Essas habilidades são aprendidas e definidas e normalmente dizem respeito a formação acadêmica do candidato, tornando-se mais complexas de acordo com o nível de formação. 

 

Enquanto as hard skills são mais estáveis, mudando apenas se houver mudança de emprego ou posição, as soft skills estão em constante aprimoramento, sendo adaptáveis de acordo com a cultura da empresa.

 

Todo ano o  World Economic Forum produz um relatório sobre o futuro do mercado de trabalho. De acordo com o órgão, as soft skills mais requisitadas do futuro serão:

 

  • 1. Capacidade de resolução de problemas complexos

  • 2. Pensamento Crítico

  • 3. Criatividade

  • 4. Gestão de Pessoas

  • 5. Coordenação em equipe

Fontes: Alura 

GRUPO
Faculdade BRASILIANA
Instituto do Conhecimento
Cursos - Instituto do Corretor
Cursos - Escola Democrata
Cursos - Escola Republica